HDLEM PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL


           No dia 9 de março, o Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), em Mairi (BA), participou do Seminário Tecendo Redes - Rede Psicossocial, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Mairi.
           O Seminário teve objetivo de promover discussões e reflexões sobre a clínica da saúde mental (clínica ampliada, rede, território e cultura na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS), assuntos como histórico da rede psicossocial, como a reforma psiquiátrica, Portaria RAPS 3.088/2011 e a importância da integração das redes.
           Foi construído o Plano de Ação em Saúde Mental do Município. A colaboradora e palestrante Jamylle Gabriele, assistente social com formação em Saúde Mental há 10 anos, comentou sobre o trabalho dessa área. “O trabalho em saúde mental nos convoca a criar e articular possíveis saídas, que enlacem os sujeitos em uma dimensão de tratamento”, disse. Além de destacar que tratar o paciente não é zerar sintomas de forma padronizada e rápida, e sim inserir o portador nos domínios da cidadania.
        Carlos Eduardo Soares, especialista em Saúde Pública, realizou uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as novas formas de articulação entre as redes de saúde. A secretária de Saúde, Sílvia Carneiro, reforçou a importância do tema e das ações em Educação em Saúde.





Comentários